Nossa história

A Ordem DeMolays foi criada no ano de 1919, fruto da interação entre um homem e um jovem rapaz que se conheceram em um momento de adversidade. Parece que estes momentos trazem o florescer dos grandes acontecimentos.

Frank S. Land

Em janeiro de 1919, Frank Sherman Land recebeu uma ligação de um Maçom chamado Sam Freet. Ele pedia a Land que recebesse, como pupilo, um jovem órfão de pai que precisava de um emprego de meio expediente e alguma orientação. O moço em questão chamava-se Louis Gordon Lower, tinha 17 anos e ajudava a mãe a manter a família depois da partida do pai, Elmer Lower, que assim como Freet e Land, fazia parte da Loja Ivanhoe.

A experiência de interação entre os dois foi excelente. Tanto que Land deu a ideia de juntar mais jovens convidados por Lower para reunirem-se como um clube. O jovem pupilo atendeu ao chamado levando mais oito jovens: Ralph Sewell, Elmer Dorsey, Edmund Marshall, Jerome Jacobson, William Steinhilber, Ivan Bentley, Gorman McBride, and Clyde Stream. Ao receber estes jovens, aquele homem, que não era tão mais velho que os meninos, sugeriu a criação de um clube no qual eles pudessem se reunir e realizar atividades saudáveis, organizadas e sob a supervisão de um adulto. A ideia foi aceita de pronto.

Este clube foi muito propício, pois era uma época de pós-guerra e muitos jovens que haviam perdido os pais para a Primeira Guerra Mundial precisavam de um modelo masculino e uma referência paterna que pôde ser preenchida com o cuidado e amor praticamente paternal que foi oferecido pelo time de adultos que se juntou a Land para cuidar destes jovens.

O passo seguinte foi escolher um nome para este clube. Vários nomes foram citados e nenhum agradava aos rapazes. Um deles sugeriu que, já que estavam em um local de reuniões da Maçonaria, era justo que se usasse o nome de alguém ligado à Maçonaria. Mais uma enxurrada de nomes apareceu e nenhum consenso foi atingido até que o nome e a História de Jacques de Molay, cavaleiro francês da Idade Média que exemplificou a fidelidade e lealdade com o seu comportamento de preservar seus amigos da morte certa oferecendo a sua.

Assim, o novo clube passou a denominar-se Clube DeMolay no dia 24 de março de 1919 (Mais tarde adotara-se 18 de março para coincidir o dia da fundação com o dia em que Molay foi executado). O que veio depois foi o crescimento que se estendeu até os mais longínquos lugares da Terra. Foi transformado de clube em Conselho e por fim Ordem DeMolay que pode ser encontrada em países de grandes proporções como o Brasil ou pequenas ilhas como Aruba.

A Ordem DeMolay está presente no Brasil com cerca de 30 mil membros filiados ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, órgão responsável pela administração no país.